As atividades fundamentadas, quando da criação do INSTITUTO, foram iniciadas em 10 de fevereiro de 1941, pelos irmãos José Teles de Carvalho e João Teles de Carvalho.

Na época, funcionava apenas os Cursos Primário e Admissão ao Ginásio.

Segundo o professor José Teles, “a jornada, durante esse longo período, foi árdua, entretanto, não nos arrefeceu a coragem dos primeiros dias, porque a fé e a confiança nos orientaram para que mantivéssemos o programa educacional e cumpríssemos com os objetivos traçados.”

Todos temos uma tarefa a cumprir.

Nossa Escola dissemina uma nítida verdade no que diz respeito ao ato de proporcionar aprendizagem: “Cremos que, por desígnio divino, nos coube a missão de exercer o apostolado da Educação.” E foi perseguindo essa verdade que a filosofia do nosso trabalho, ininterruptamente, transformou um ideal nobre, educação, em uma fonte edificante de cidadania e transformação social, pois é sublime poder iluminar a mente dos que vivem nas trevas do conhecimento, seja por falta de oportunidade, seja por ignorância.

Há 65 anos vimos semeando entre nossos irmãos da região o germe da Educação e do sentimento de aprender a fazer, como fazer, o melhor modo de fazer, com civismo, brasilidade e cidadania.

Não pregamos demagogia, ou ideologia política pré-estabelecida, direcionada. Nossa missão é o coletivo, o contexto, a pluralidade de idéias e crenças, o respeito às individualidades.

Enfrentamos muitos obstáculos, porém colhemos frutos compensadores. Muitos profissionais, nas mais diversas atividades profissionais, estiveram nos assentos e nas bancadas do COLÉGIO PADRE VIANA; muitos respeitados intelectualmente e reconhecidos como assíduos do rol de competentes protagonistas do conhecimento.

Foi a partir de 1965, que obtivemos do CONSELHO DE EDUCAÇÃO DO CEARÁ a necessária aprovação e reconhecimento para que a instalação dos Cursos Profissionalizantes de Magistério de 1º Grau, Técnico em Contabilidade, Estudos Adicionais ao 3º Ano pedagógico e Científico(Sem Profissionalização) ensejasse nossos caminhos técnicos, sociais e profissionais para quem teve a ousadia de buscar o conhecimento.

Em 1995, conseguimos o funcionamento do Curso de Técnico em Processamento de Dados, a nível de 2º Grau, de vez que se tratava de um novo conceito de ensino, acompanhando não só o desenvolvimento cultural, mas científico da sociedade, pois não se concebe educação distanciada do avanço tecnológico que domina toda a atividade humana.

Nosso parque estrutural científico, informatizado, inovador e cultural, está integrado ao passado e ao presente, com visão de futuro, para explicar o nosso SLOGAN: COLÉGIO PADRE VIANA – TRADIÇÃO E RENOVAÇÃO EDUCACIONAL.