1. Um planejamento de ensino inovador, contextualizando o saber através de atividades de laboratório, programas recreativos incluindo artes, ciências, práticas de laboratório e projetos de campo.

2. Um novo jeito de ensinar, sem abrir mão de muito esforço, dedicação e disciplina por parte do aluno.

3. Compromisso com o aproveitamento individual do aluno. No Colégio Padre Viana todas as turmas são especiais.

4. Formação moral, ética e cristã como base da formação do aluno.

5. Sedes planejadas para serem centros de excelência educacional, oferecendo ao aluno acesso à tecnologia, arte, cultura e ciência.

6. Ênfase no domínio da Língua Portuguesa e da Matemática com projetos especiais que preparam o aluno para o moderno campo de trabalho.

7. Uso das novas tecnologias nas salas de aula, inclusive da Internet, com o desenvolvimento de atividades e projetos especiais através do melhor portal educacional do país.