Patrimônio Histórico-Cultural

A Fanfarra é um patrimônio cultural do Ceará. Ela sobrevive ao tempo devido à sua estrutura organizacional dinâmica: une a experiência e o espírito jovem, construindo um patrimônio vivo de prestígio social.

A Disciplina... O Coletivo... A Dedicação... São o norte de sua atividade.

A Fanfarra do Colégio Padre Viana é uma das mais tradicionais da região do Cariri.

Sobreviveu às transformações e inovou na arte de agregar talentos diversos ao seu conjunto musical.

O que era antes, mais precisamente até o ano de 1997, uma fanfarra de caráter simples passou, a partir de 1998, a adotar uma postura mais dinâmica e interativa dos seus componentes com a diversidade cultural e o público, pois a Coordenação assumiu o grande desafio de reestruturá-la, sem contudo perder a força e vontade do grupo. O resultado não poderia ser outro: a construção de novos parâmetros rítmico-musical.

O espírito da FANFARRA é... estar presente, sempre presente quando assim se fizer necessário e importante.

A Fanfarra encantou públicos de diversos municípios do Cariri, sempre que convidada.

Muitos talentos musicais se destacaram no contexto musical, a partir da Fanfarra: instrumentistas, percussionistas, maestro de banda, entre outras atividades.

São várias gerações de alunos e ex-alunos, professores e ex-professores, bem como de convidados que têm o prazer de integrar o grupo.

Persistência, dedicação,  responsabilidade e disciplina se completam na formação dos novos integrantes com vistas ao trabalho coletivo.

Os desfiles da Fanfarra são sempre aguardados pela comunidade com muita curiosidade e expectativa. Daí o seu reconhecimento social e aprovação do meio educacional.

Hoje recebe a denominação de FANFARRA PROFESSOR JOSÉ TELES DE CARVALHO, em homenagem ao fundador do Colégio Padre Viana.

FANFARRA PROF. JOSÉ TELES DE CARVALHO

Em cada toque, uma história.

Nucom – Núcleo de Comunicação e Marketing

Confira as fotos.

1. Um planejamento de ensino inovador, contextualizando o saber através de atividades de laboratório, programas recreativos incluindo artes, ciências, práticas de laboratório e projetos de campo.

2. Um novo jeito de ensinar, sem abrir mão de muito esforço, dedicação e disciplina por parte do aluno.

3. Compromisso com o aproveitamento individual do aluno. No Colégio Padre Viana todas as turmas são especiais.

4. Formação moral, ética e cristã como base da formação do aluno.

5. Sedes planejadas para serem centros de excelência educacional, oferecendo ao aluno acesso à tecnologia, arte, cultura e ciência.

6. Ênfase no domínio da Língua Portuguesa e da Matemática com projetos especiais que preparam o aluno para o moderno campo de trabalho.

7. Uso das novas tecnologias nas salas de aula, inclusive da Internet, com o desenvolvimento de atividades e projetos especiais através do melhor portal educacional do país.